Matéria / Cidades

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Coordenadora fala sobre serviços de inclusão ofertados pela Secretaria de Saúde de Picos

A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade

21/09/2022 | Redação
Emanuelle Reis fala dos serviços ofertados e afirma que é uma data muito importante para reflexão e conscientização sobre a inclusão dessas pessoas / (Fotos: Daniel Holanda)

 

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com isso, a Coordenadora da Pessoa com Deficiência do município de Picos fala dos serviços ofertados e afirma que é uma data muito importante para reflexão e conscientização sobre a inclusão dessas pessoas.

A Coordenadora da Pessoa com Deficiência do município de Picos, Emanuelle Moreira Reis, ressalta a importância de refletirmos sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

“Uma data que nos pede reflexão e conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, ressaltou a Coordenadora.

 

Em Picos, são ofertados diversos serviços de inclusão à pessoa com deficiência. Emanuelle Reis, explica que são serviços de reabilitação, acompanhamento e assistência ambulatorial.

“Nós temos a Rede de serviços de reabilitação no CER IV – Clínica Santa Ana (auditiva, visual, física e intelectual), além disso trabalhamos com o fornecimento de próteses, órteses, cadeiras de rodas e de banho, muletas, através do Serviço Social da SMS) e ainda realizamos visitas regulares nos domicílios pelos ACS, como assistência ambulatorial de especialidade médica”, explicou.

 

Além disso, a Coordenadora ainda destaca que o município tem uma atenção voltada para crianças com Síndrome Down e Transtorno do Espectro Autista – TDAH.

“Contamos também com uma parceria com espaço terapêutico Girassol, que desenvolve o Musicoterapia, projeto que atende crianças com síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista, TDAH (deficientes intelectuais), através da musicoterapia promovemos a comunicação, percepção, aprendizagem, expressão, mobilização e organização, como também tem um papel muito importante no desenvolvimento da fala e de outras habilidades”, afirmou.

De acordo com Emanuelle Reis, o município disponibiliza medicamentos e transporte, visando acessibilidade e bem-estar dessas pessoas. “Nós trabalhamos ainda com adequação dos serviços para locomoção e acessibilidade às pessoas com deficiência. No entanto, fornecemos também alguns medicamentos pelo SUS e disponibilizamos transporte como van para locomoção dos pacientes, deficientes físicos do CER IV da cidade de Picos”, pontuou.

Todos esses serviços visam os direitos das Pessoas com Deficiência, garantindo a saúde, inclusão e melhor convivência no meio social.

Facebook