Matéria / Educacao

Escola São Judas Tadeu promove palestra sobre o Setembro Amarelo para os alunos da unidade de Picos

A palestra aconteceu nesta quinta-feira (30)

30/09/2021 | Redação
A palestra aconteceu nesta quinta-feira (30) / (Foto: Agora ED)

 

Na manhã desta quinta-feira, 30 de setembro, o Colégio São Judas Tadeu, Unidade de Picos, realizou uma palestra sobre o "Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio e de valorização da vida" para os alunos, alunas daquela unidade sob a coordenação do Psicólogo da escola, Ítalo Alves, onde contou também com a participação de estudantes que fizeram uma dramatização em atenção ao valor humano e os cuidados pela vida, além de uma palestra com a Psicóloga Georgina Soares do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal de Saúde de Picos. 

O principal objetivo era a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando entender e respeitar a realidade de cada uma das individualidades inseridas no contexto escolar.  

De acordo com o psicólogo, Italo Alves, durante todo o mês de setembro o Colégio São Judas Tadeu desenvolveu ações educativas para reforçar a campanha: "A nossa escola juntamente com o setor de psicologia e a equipe de professores(as) vem incentivando nossos alunos e nossas alunas a refletirem sobre o tema. Estamos proporcionando total suporte emocional para todos, priorizando a nossa saúde mental, pois é o que temos de mais valioso. É muito importante tratarmos deste tema na escola, especialmente neste período de pandemia onde encontramos jovens e adolescentes muito fragilizados devido a toda situação de isolamento e perdas relacionadas a Covid-19. A escola precisa ser um ponto de apoio e escuta a esses jovens. Todo dia é dia de valorizar a nossa vida e cuidar do nosso mundo psíquico. E agir salva vidas", afirmou.

 

Psicólogo Ítalo Alves

Ítalo Alves informou também que a escola já faz esse trabalho durante o ano todo, e agora durante esse mês de setembro, ela procura intensificar mais, pois a direção geral através do Diretor de todas as unidades, Daniel Bonfim, tem feito um ótimo trabalho fazendo com que as unidades possam estar atento aos seus alunos e servidores, mesmo sabendo que as vezes é muito difícil identificar a tempo, mas que existe uma atenção nesse sentido, frisou ele.

Diretor Geral Daniel Bonfim, Psicóloga Georgina Soares e o Psicólogo Ítalo Alves 

Durante a apresentação dos alunos

As causas do suicídio são variadas e, segundo o Centro de Valorização à Vida (CVV), dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia. 

Segundo a psicóloga, Georgiana Soares, que é do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), recomenda que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda:

 

Psicóloga Georgina Soares

"O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem. Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o número 188 que é do Centro de Valorização à Vida (CVV) que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar. Busque ajuda! Não deixe de oferecer ajuda! Pequenas atitudes podem fazer a diferença num momento determinante e de dificuldade. Sua vida é muito importante, não desista dela!".

 

Georgina Soares ainda repassou para todos os presentes na palestra que ao perceberem algum comportamento fora da normalidade, as famílias podem buscar ajuda através de profissionais de atendimento como psicológico e psiquiátrico gratuitamente em Picos através no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD): Rua Domingos da Rocha Soares, nº 234, bairro Ipueiras.

Durante a apresentação dos alunos 

- Atenção Básica (NASF): Rua Marcos Parente, nº 641, centro de Picos. Contato: 3422-8973 

- Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM): General Licinho Pereira Nunes, nº 338, bairro Catavento. 

Falar é a melhor solução. Não tenha medo de procurar ajuda. Você importa. Você tem valor. Você não está só. Escolha viver!

 

Fonte: Redação

Facebook