Matéria / Social

Assistência Social desenvolverá ações em alusão ao combate do Trabalho Infantil em Picos

A campanha tem por objetivo chamar a atenção e conscientizar a população sobre a violação de direitos das crianças e adolescentes no tocante à temática do Trabalho Infantil

08/06/2021 | Redação
Assessor Júlio César, secretária Marinalva, coordenador Ícaro e conselheiro tutelar Jenilson / (Foto: Folha Atual)

 

Na manhã desta terça-feira (08) a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Picos fez o lançamento da programação de ações que será desenvolvida em alusão à Campanha de combate ao Trabalho Infantil, que terá como Dia “D” o próximo sábado (12 de junho).

O momento contou com a presença da secretária Marinalva Lima e demais colaboradores da pasta, do conselheiro tutelar Jenilson Oliveira, do assessor da Procuradoria do Trabalho de Picos, Júlio César Lima.

A campanha tem por objetivo chamar a atenção e conscientizar a população sobre a violação de direitos das crianças e adolescentes no tocante à temática do Trabalho Infantil.

 

 

Para a secretária do Trabalho e Assistência Social, Marinalva Lima, a população deve denunciar para que o combate desse tipo de crime possa acontecer.

“Não podemos nos calar. Vamos denunciar. Temos parceria com vários órgãos envolvidos na temática  para coibir crimes contra a criança e o adolescente”, disse Marinalva Lima.

O coordenador do CREAS, Ícaro Santana, pontuou que as denúncias sobre trabalho infantil são  frequentes e são decorrentes da vulnerabilidade social.

“Sabemos que o Trabalho Infantil está relacionado a vulnerabilidade social, onde as famílias para  melhorar a renda familiar inclui as crianças e adolescentes em atividades de trabalho sobretudo na agricultura e comércio. Diante da ocorrência desse tipo de crime, as famílias recebem acompanhamento do psicólogo, assistente social e é feito encaminhamento para que a rede socioassistencialista possa atuar de forma conjunta”, frisou o coordenador.

 

O conselheiro tutelar, Jenilson Oliveira, explicou que o trabalho de defesa dos direitos das crianças e adolescentes é sistemático e desenvolvido ao longo de todo o ano.

“Essa é uma ação que está sendo desenvolvida por todos os órgãos que compõem a rede de proteção do município, no sentindo de garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e conscientizar, discutir, refletir. Esse é um trabalho que desenvolvemos ao longo do ano, sempre vigilantes. O Conselho Tutelar é um órgão que recebe denúncias desse tipo de crime, então vamos averiguar, acompanhar as famílias e realizar os devidos encaminhamentos”, explicou o conselheiro tutelar.

 

O assessor da Procuradoria do Trabalho em Picos, Júlio César Lima, destacou que o trabalho coletivo da rede de proteção à crianças e adolescentes é fundamental.

“Existe a necessidade de uma interação efetiva e constante entre os órgãos envolvidos nesse tema, temos que combater qualquer prática nociva à criança e o adolescente” concluiu.

 

Programação

A programação relacionada aos crimes contra a criança e o adolescente, tem como o dia “D”, o próximo dia 12 de junho.

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Picos, irá fazer um trabalho de conscientização junto à sociedade de Picos, por meio de panfletagem e ações que possam orientar a população picoense sobre o assunto.

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL –TEMA: “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”

 

08/06/2021 –ABERTURA OFICIAL

- Coletiva de Imprensa acerca da campanha, com representante da SEMTAS, do Conselho Tutelar e do M. Trabalho;

 

09/06 a 30/06/2021 - Ações pontuais nos CRAS e CREAS

- Espaços informativos nos equipamentos;

- Mostra fotográfica sobre os tipos de trabalho infantil;

- Orientações durante os atendimentos aos usuários;

- Divulgação de vídeos informativos;

- Entrevistas nos canais de TV e rádio (datas a definir)

 

11/06/2021(sexta-feira)– Culminância da Semana

- MANHà– Foto oficial com representantes e atores envolvidos na campanha;

- MANHà– Apresentação de faixa sobre o tema da campanha, durante a passagem dos carros e pessoas, em frente à Prefeitura Municipal.

 

Com informações da ASCOM da Prefeitura de Picos

Facebook