Matéria / Cidades

Secretário de Saúde de Picos Dr. Júnior Santos fala sobre as ações do combate ao Covid

O secretário acredita que o município já esteja atingido o pico da doença

01/06/2020 | Edivan Araujo
Dr. Júnior Santos Secretário de Saúde de Picos / Fotos: AgoraED

O Secretário Municipal de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, disse na manhã desta segunda-feira (01), que a Secretaria municipal de Saúde começa a colher os frutos plantados em relação a todo um trabalho, que vem sendo feito pelo Comitê Gestor no combate ao Coronavírus no município embora reconheça que é uma coisa muito difícil de lhe dar, porque o vírus é desconhecido.

Segundo informou Dr. Júnior, a prática do dia-a-dia de lhe dar com o Covid-19 tem ajudado a entender um pouco de como ele se comporta nas pessoas, e ressalta a compra feita de testes rápidos para fazer a testagem sem ter que depender de ninguém, então isso ajudou muito no trabalho de enfrentamento ao vírus, e hoje se pode ver um retrato de como essa doença está se desenvolvendo na população picoense, disse ele.

Dr. Júnior Santos informou ainda, que há uma indicação de que estar ocorrendo uma estabilização, o que é muito bom para o trabalho que vem sendo feito pelos profissionais da secretaria de Saúde, embora o mesmo tivesse uma preocupação de que esse número poderia ser bem maior de forma muito rápida, ou seja, iria surgir muito casos de uma só vez, mas que pelo trabalho feito até agora tudo leva a cré que esse aumento possa surgir de maneira mais lenta, o que dará tempo para as equipes se prepararem mais, falou.

O que ocorreu de forma positiva segundo o secretário, foi a quantidade de testagem rápida que foi feita, e isso foi logo identificando os casos de covid no município, e por isso ocorreu um mapeamento mais completo da doença em Picos, o que ajudou bastante a entender um pouco mais sobre ela.

“Nós sabíamos que a melhor maneira de identificar um pouco o comportamento do vírus era fazendo essa testagem em massa, e graças a Deus a secretaria pôde comprar esses testes e eles foram ocorrendo no município, pois tirando Teresina a cidade de Picos foi a que mais testou a população para identificar o covid no organismo das pessoas, e isso nos ajudou bastante pois tínhamos como objetivo ter um retrato real da situação no município”, disse Dr. Júnior.

O secretário informou também que nos dias 04, 05 e 06 de junho através de uma parceria com a Universidade de Pelotas do Rio Grande do Sul, onde uma equipe de lá irá vir para a cidade de Picos juntamente com o Instituto IBOP, onde irão realizar mais um estudo geral no município para se ter um retrato do momento atual, ou seja, saber qual é a realidade atual da doença tanto na zona urbana como na zona rural, frisou.

Ouça toda entrevista abaixo:

Facebook