Matéria / Educacao

Sindserm e Prefeitura Picos fecham reajuste salarial de 12,84% para os Professores

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (03) na Prefeitura de Picos

03/02/2020 | Edivan Araujo
Reunião entre a Prefeitura e o Sindserm / Foto: Sindserm

Em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira , 03 de fevereiro de 2020, na Prefeitura Municipal de Picos a Diretoria do SINDSERM conseguiu o cumprimento do Reajuste Salarial de 12,84% para todos (as) os Professores e as Professoras da Educação Básica do Município de Picos-PI, conforme determina a Lei do Piso nº 11.738, de 16 de julho de 2008.

Desse modo, o salário base dos professores atualizado será de R$ 2.886,24 (40 horas semanais) e R$ 1.443,12 (20 horas semanais). De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Edvânia Barros, todos os professores ativos receberão os seus salários do mês de janeiro já reajustados, até o 5º dia útil do mês no caso até a próxima sexta-feira (07).

Sobre a situação dos professores inativos (aposentados), o Gerente da Previdência Própria de Picos, Wallysson Andrade, afirmou que: “como muitos aposentados dependem dos seus salários, a PICOS-PREV resolveu imediatamente pagar os salários na data prevista, e posteriormente, após o decreto-lei do Prefeito, o reajuste será feito retroativo ao mês de janeiro”.

A Presidente do SINDSERM, Lenice Sales, enfatiza que: “esse aumento é uma forma de valorização e reconhecimento do Professor e da Professora, pois sabemos que a Educação está diretamente associada ao desenvolvimento social e à garantia dos direitos. Defendemos os direitos dos docentes, auxiliares, servidores e colaboradores a se qualificarem, através de melhores condições salariais e de trabalho, valorizando o esforço dos profissionais da Educação que tanto se dedicam para garantir o futuro de oportunidades para nossas crianças e adolescentes.  Educação se faz com trabalho, investimentos e professores valorizados, qualificados e motivados”, afirmou.

No final da manhã ainda desta segunda o prefeito Padre Walmir Lima (PT), assinou o Decreto nº 16 de 03 de fevereiro de 2020 concedendo o aumento salarial no piso dos professores e garantindo assim o reajuste de 12,84% para a categoria.

O Procurador do Município Advogado Maycon Luz, disse que as negociações com os representantes do sindicado já vinham ocorrendo desde do ano passado, e depois de entendimento, o prefeito Padre Walmir Lima, garantiu o pagamento do Piso Nacional aos professores, informou ele.

 

Fonte: SINDSERM

 

Facebook