Matéria / Educacao

Projeto TABU-FÁCIL do Colégio São Judas Tadeu encerra com sucesso em todas as unidades

O projeto aconteceu durante os meses de setembro e outubro desse ano

14/11/2019 | Edivan Araujo
Momento do projeto / Foto: Ascom

Como parte de seus projetos visando uma melhor aprendizagem de seus alunos em todas as unidades, aconteceu no período de 23 de agosto e 25 de outubro desse ano, o projeto TABU-FÁCIL, que é um agente inovador que utiliza uma metodologia diferenciada para estimular o aprendizado da tabuada. Os benefícios em aprender a Tabuada são os mais significativos possíveis, pois os alunos aprendem a fazer contas mais rapidamente, ganhando tempo para acertar mais questões.

Segundo informou o diretor geral do colégio, professor Daniel Bonfim, esse projeto que acontece em todas as unidades da rede, agora também foi realizado na Unidade – IV na cidade de Picos, pois as atividades desenvolvidas com jogos auxiliam na construção de hipóteses e, contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio lógico enriquecendo o desenvolvimento intelectual do aluno participante. 

Daniel Bonfim informou também que o projeto TABU-FÁCIL estimula o aluno a saber quanto de troco passar e receber desenvolvendo a matemática, e com isso faz com que ele avance nos estudos de maneira mais fácil e apropriada, além de exercitar o cérebro através de contas mentais. Já na multiplicação os alunos apresentava uma maior dificuldade e o projeto faz a tabuada se tornar algo divertido, aliada a desafios semanais, explicou ele.

Daniel Bonfim Diretor Geral

O principal objetivo geral desse projeto é trabalhar a memorização da tabuada para estímulo do raciocínio e aumentado a capacidade mental da criança. Trabalhar com interação e construção prática oferece ao aluno oportunidades de formar hábitos de pensar criando suas próprias estratégias.

Como acontecia o projeto?

Após a abertura do projeto toda semana os alunos eram desafiados a cumprir com atividades específicas em relação à tabuada da semana. Na sexta o aluno recebia o desafio (atividade ou jogo) e na segunda ele apresentava a professora da disciplina, além de ser perguntando sobre a tabuada. Já na sala, tinha um cartaz ranking onde o aluno receberia uma das cores (verde, vermelho ou amarelo) de acordo com o seu desempenho.

Para estimular ainda mais nossos alunos no aprendizado da tabuada nos meses de execução do projeto eles tinham 1.0 (ponto) de acréscimo na avaliação de matemática de acordo com sua avaliação no projeto. O mais importante era que os pais também participavam desse projeto auxiliando seus filhos, pois nos fins de semana recomendava - se que as famílias tirassem um tempo de forma prazerosa para estimular o estudo da tabuada e ajudasse na confecção dos jogos.

Para a professora Nayara Marinho Braga de Moura Coordenadora Pedagógica da Unidade - II em Teresina, o projeto Tabu-Fácil é uma realidade no sistema de ensino do Colégio São Judas Tadeu, pois no momento em que ele está sendo trabalhado em sala de aula percebe-se que existe uma certa curiosidade por parte do alunado, e isso motiva ainda mais os professores que de forma lúdica e criativa despertam nessas crianças o gosto pela tabuada e consequentemente pela matemática.

Segundo a coordenadora esse projeto veio para modificar a maneira metodológica de se trabalhar em sala de aula, pois os educandos têm assimilado muito bem essa ideia na forma como ela é colocada e o resultado disso tudo é a aprendizagem, frisou ela.

“Com esse projeto lindo que é o Tabu-Fácil os nossos alunos ganharam mais autonomia para a solução de cálculos, memorização da tabuada e raciocínio rápido. Ambos vivenciaram atividades lúdicas e maior desempenho no aprendizado”, informou Nayara.

Para a Janaina Ribeiro dos Santos – Supervisora Pedagógica Geral do Colégio São Judas Tadeu, a matemática, muitas vezes, é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade e acaba gerando uma grande rejeição nos alunos, fazendo com que acreditem que é algo difícil, distante da realidade e, muitas vezes, sem utilidades, onde quem aprende ou a compreende é considerado muito inteligente. O que devemos fazer é tirar a ideia de que a matemática é para poucos e, mostrar que todas as pessoas têm a capacidade de aprendê-la e ainda explorar o lúdico. Assim nasceu o Tabu-Fácil ideia das professoras da Unidade III (Teresina) e foi replicada para outras unidades este ano e com sucesso absoluto, acredito que conseguimos chegar ao objetivo. 

Alunos participando do projeto

"O projeto teve várias etapas e uma delas foi a confecção e socialização de jogos o que foi muito interessante, envolvendo também a família. Percebemos que as atividades com jogos são importantes na fase de aprendizado porque os alunos são levados às experiências que envolvem erros, incertezas, construções de hipóteses, entre outras, o que contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento do raciocínio lógico do educando contribuindo para enriquecer o seu desenvolvimento intelectual", falou a supervisora.

Alunos premiados

Para Mara Denise A. Pereira Coordenadora Pedagógica da UNIDADE – III (Teresina), o Projeto Tabu-fácil, teve seu nascimento planejado e organizado na própria unidade. Sua idealização partiu da inquietação da professora de matemática, Nadineia Gonçalves que percebia a dificuldade em ensinar outros conteúdos da disciplina pelo fato dos alunos não conseguirem realizar as operações com agilidade e eficiência.

Diante dessa necessidade ela procurou a coordenação e explanou a dificuldade então foi feito um estudo a respeito de como a tabuada estava sendo explorada, já que na época a aplicação de uma matemática moderna a memorização estava sendo "recriminada", uma vez que pela abordagem metodológica a tabuada deveria ser explicada o como chegar ao resultado e assim, o aluno faria qualquer continha e não repetir como canção perguntas e respostas pré-estabelecidas sem saber o porquê dessa resposta.

Em função disso, a escola resolveu aliar a modernização com a memorização e criaram atividades lúdicas em forma de competição para que os alunos se motivassem a aprender a tabuada e soubesse o porquê dos resultados.

“Este ano de 2019, nosso quinto ano de realização do projeto estamos comemorando duplamente. Primeiro, a adesão ao projeto! Os pais estão cada vez mais motivados a participar junto aos filhos nesse engajamento. E o estudo em família deixa nossos alunos ainda mais motivados. Segundo, porque percebemos a evolução dos alunos que estão participando desde as primeiras edições. Muito interessante ver essas crianças de uma forma bem lúdica, aprender. E mais gratificante é saber que estamos agregando outros valores dentro dessa proposta”, Disse Mara. 

Mara Denise A. Pereira Coordenadora pedagógica da UNIDADE – III (Teresina) 

Para Ostavane Marinho Barros Batista Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Fundamental – I da Unidade – IV de Picos, o projeto TABU-FÁCIL teve a participação de mais de 115 alunos com resultados satisfatórios, pois segundo ela, isso faz parte da percepção que se tem das dificuldades dos alunos principalmente nas questões de multiplicação e no final pôde se perceber que as metas foram alcançadas, isso graças ao trabalho dos professores e a disposição dos alunos em aprenderem a tabuada.

Coordenadora Ostavane e a professora Tatiane com um aluno participante

Ostavane disse ainda que a melhor maneira que se encontrou para trabalhar esse projeto foi de maneira lúdica, onde os alunos gostavam das atividades desenvolvidas principalmente nos finais de semana onde elas levavam as atividades para casa para confeccionar e traziam na segunda para ser avaliados. “Essa primeira experiência com esse projeto aqui em Picos foi muito boa porque enriquece o trabalho, pois os alunos aprenderam a tabuada de forma lúdica e prazerosa e os nossos professores tiveram uma metodologia inovadora, e aprenderam uma forma diferente do que eles vinham costumeiramente trabalhando”, disse a coordenadora.

"No Colégio São Judas Tadeu pensamos na matemática desde as séries iniciais com projetos como esse, e a partir do 6º ano já formamos as turmas Elite de Matemática com o objetivo de preparar os alunos para participação nas Olimpíadas de Matemática", frisou Ostavane.

Alunos participantes do projeto

Para a professora Tatiane Tavares de Moura, esse projeto ele é importante porque visa a ludicidade no aprendizado e, na sua concepção, ele foi fundamental para ela como educadora e para os alunos que participaram porque se procurava investigar mais e, uma forma que fez com que houvesse uma aprendizagem ainda maior foi ver que o método tradicional precisava ser modificado, e essa nova metodologia vem de encontro a possibilitar a esse aluno fazer novas descobertas. 

Professora Tatiane Tavares de Moura

“Nesse projeto nós trabalhamos com três cores, o verde para quem acertava tudo, o amarelo ficava numa faixa intermediária e o vermelho para quem errava tudo, então era incrível porque a gente via que eles queriam acerta tudo, sempre tirar o verde o que mostrava o grau de interesse desse aluno da aprendizagem”, disse a professora Tatiane.

Para Silvânia Borges da Silva Brandão - Coordenadora Pedagógica na Unidade V de Teresina, o principal objetivo do projeto é despertar no aluno interesse, curiosidade, prazer e raciocínio rápido ao realizar atividades com a tabuada, isso porque somente as aulas expositivas tornaram-se cada vez mais desestimulantes para o aluno. 

 Alunos aprendendo de forma lúdica

Pensando nisso, foram desenvolvidos dentro dessa proposta um quadro no qual foi possível avaliar individualmente o desempenho de cada aluno através de conceitos. Logo após a apresentação do projeto os próprios alunos identificaram situações do cotidiano que eles podem aplicar a matemática e benefícios ao ter domínios sobre as operações. "Para estimular mais os nossos educandos vivenciamos a construção de brinquedos com materiais reciclados, competição com jogos manuais e digitais, ou seja, quando o aluno é estimulado a participar como protagonista o interesse é maior e os resultados são mais gratificantes", explicou Silvânia Borges.

O projeto foi finalizado com uma gincana entre os alunos, onde os educandos contribuíram desde a organização do espaço até as atividades didáticas propostas, disse a coordenadora.

Para Monise Santos Leal, aluna do 5º Ano do Ensino Fundamental – I, do Colégio São Judas Tadeu Unidade – IV de Picos, o projeto é muito bom porque oportuniza aos alunos  aprender a tabuada de forma lúdica, pois através da memorização ela conseguiu avançar na matemática e aprender mais, já que foi através de seu esforço e a dedicação de seus professores que a mesma ganhou o reconhecimento com um certificado e uma medalha, o que mostra que ela conseguiu aprender de verdade de uma forma diferente.

Aluna Monise Santos Leal

Algumas das atividades realizadas pelos alunos da Unidade - II de Teresina através da coordenação da professora Nayara Braga de Moura.

 

 

 

 

 

Algumas das atividades realizadas pelos alunos da Unidade - III de Teresina através da coordenação da professora Mara Denise A. Pereira.

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas das atividades realizadas pelos alunos da Unidade – IV de Picos através da professora Ostavane Marinho Barros Batista Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Fundamental – I.

 

 

 

 

 

 

Algumas das atividades realizadas pelos alunos da Unidade -V de Teresina através da professora Silvânia Borges da Silva Brandão - Coordenadora Pedagógica.

 

 

 

Facebook