Matéria / Cidades

Maycon Luz toma posse como presidente da Associação dos Advogados Publicistas do Centro Sul do Piauí

A entidade, fundada oficialmente no dia 12 de março, já reúne mais de 100 operadores do direito.

16/06/2019 | Edivan Araujo
Advogado Maycon Luz durante discurso de posse / Foto: Jailson Dias

Por Jailson Dias

Em solenidade realizada na manhã deste sábado, 15, no Clube da OAB de Picos, o advogado Maycon Luz tomou posse como presidente da Associação dos Advogados Publicistas do Centro Sul do Piauí (AAPUCENTROSUL). A entidade, fundada oficialmente no dia 12 de março, já reúne mais de 100 operadores do direito associados e tem como objetivo fortalecer a categoria e oferecer capacitações para os advogados que atuam nas diversas especialidades da esfera pública.

Marcaram presença na solenidade o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Klébler Dantas Eulálio, o presidente da OAB, Seccional Piauí, Celso Barros Neto, o presidente da OAB, Subseção de Picos, Kléber Curica, o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), o presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Victor (MDB), a conselheira federal da OAB, Andreya Lorena, o vice-presidente da CAAPI, José Urtiga de Sá Júnior, além de advogados, professores de direito e estudantes.

Também compareceram prefeitos de várias cidades da região: Mércia Abreu, prefeita de São João da Canabrava; Luís José, prefeito de Francisco Santos; Maria José, prefeita de Santana do Piauí; Raimundo Renato, prefeito de São Luís do Piauí e Zenon Bezerra, prefeito de Monsenhor Hipólito. 

O advogado Celso Barros e o prefeito de Picos fizeram uso da palavra e enfatizaram a importância do papel dos operadores do direito na assessoria dos gestores municipais, com destaque para as respectivas experiências no poder público.

Diretoria empossada

Em seguida, toda a diretoria foi chamada, nome por nome, para assinar o temo de posse. Em seu discurso o presidente da AAPUCENTROSUL, Maycon Luz, agradeceu aos familiares e amigos o apoio que recebeu para a concretização da entidade. Ele citou os objetivos da associação e a necessidade dos profissionais do direito para o bom andamento da máquina pública.

“Fortalecer as prerrogativas dos advogados da região, zelando pelo cumprimento das garantias fundamentais e constitucionais, sendo um meio imprescindível para o interesse público ao exercício do direito e a ampla defesa das partes em qualquer processo judicial e administrativo, sempre com a observância do devido processo legal”, declarou.

A entidade já havia solicitado da Câmara Municipal de Picos e do poder executivo a instituição do Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas da Advocacia, a ser comemorado em 11 de agosto. Uma vez que o projeto de lei já foi votado e aprovado pelos vereadores, o prefeito Pe. Walmir Lima sancionou a lei ali mesmo durante o evento.

Alguns advogados com largos serviços prestados na região de Picos foram homenageados durante evento com a entrega de um diploma: José Gonzaga Carneiro, Luiz Bezerra de Souza Filho, Damásio Araújo de Sousa, Francisco Pereira Neto, João Deusdeste de Carvalho e Mary Barros.

A solenidade foi encerrada com as palestras: “O regime de prestação de contas públicas junto ao TCE-PI”, ministrada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kléber Dantas Eulálio, e “Possibilidades e entraves da Advocacia Publicista”, ministrada pelo advogado João Deusdete de Carvalho. Ao final foi oferecido um coffe break.

Diretoria a ser empossada
Presidente: Maycon Luz.
Vice-presidente: Espedito Neiva.
Tesoureiro: Luciano Borges.
Secretária-geral: Alana Batista.

Suplente
Adriano Silva Borges.

Conselho Fiscal
Paulo Gonçalves Pinheiro Júnior.
Francisca Maria de Sousa Brito.
José dos Passos Soares.

 

Folhaatual

Facebook