Matéria / Cidades

Secretário de Esportes é exonerado do cargo; Prefeitura de Santana reconhece trabalho do ex-gestor a frente da pasta

A exoneração do secretário José Moura partiu de manifestações pessoais do ex-gestor que não estava conciliando as obrigações particulares junto ao trabalho realizado pela pasta.

10/02/2019 | Edivan Araujo
Secretário José Moura durante I Copa Futsal / Foto: Ascom

Por Paula Monise

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), através da Portaria n° 005/2019, de 06 de fevereiro de 2019, exonerou o secretário municipal de Esportes, José de Sousa Moura. A exoneração ocorreu por motivos de ordem pessoal, onde o gestor que já manifestava o desejo de deixar o cargo, não estava conciliando o trabalho particular com o de secretário.

José de Sousa Moura foi empossado no dia 06 de março de 2018, se tornando o primeiro secretário municipal de Esportes de Santana do Piauí. A pasta foi ativada na gestão “Uma Cidade Melhor para Todos”, como instrumento para fortalecer o esporte local.

Em quase um ano à frente da pasta, José Moura, realizou ações significativas no Esporte. Entre elas, a recuperação parcial do Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges por meio do religamento de energia elétrica (espaço estava há 4 anos sem energia), revitalização das arquibancadas, recuperação de banheiros e a formação da primeira seleção oficial de Futsal, projeto que não existia há pelo menos cinco anos na cidade.

Na organização de eventos foi promovida nos meses de julho e agosto de 2018 a I Copa Futsal de Santana do Piauí “Carlos Eduardo Leal Moura” que contou com a participação de oito equipes das comunidades rurais e da sede urbana. Na ocasião, as equipes vencedoras receberam troféus, medalhas e premiação em dinheiro.

I Copa Futsal

No fomento e apoio ao futebol amador nas comunidades rurais foi realizada a limpeza dos campos de várzea e entrega de bolas, beneficiando as localidades Lagoa dos Marcelinos, Malhada Vermelha e Queimada da Ema. A limpeza dos campos vinha sendo realizada anualmente passado o período chuvoso.

Limpeza de campo de várzea e entrega de bolas para os campos das comunidades rurais

E na ação mais recente, a Secretaria de Esportes com o objetivo de inserir as crianças e adolescentes na prática de modalidades desportivas iniciou o projeto da primeira Escolinha de Futsal que conta com a participação de 60 garotos.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, agradeceu a contribuição do ex-secretário José Moura ao município.

“O secretário Zé Moura deu contribuições importantes ao esporte em nossa Santana do Piauí e só tenho a agradecê-lo por ter feito parte do nosso time. Foi convidado para o cargo pela sua forte relação com o esporte e por ser sempre um incentivador. No entanto, desde o mês de novembro de 2018, já havia solicitado a permissão para deixar o cargo por motivos pessoais. Agora em janeiro, mais uma vez manifestou esse desejo. Em nenhum momento a exoneração do secretário foi motivada por fatores externos, afirmou a gestora.

Em se tratando da escolha do novo secretário para assumir a pasta já existem postulantes ao cargo. Mediante a posse do novo secretário uma reunião pública com desportistas, treinadores, incentivadores e amantes do esporte local será realizada para buscar sugestões e orientar os munícipes sobre a atuação da pasta.

Limpeza de campos de várzea

Ascom

Facebook