Sexta-Feira
17 / 08 / 2018

Politica

85,49% ainda estão indecisos para senador no Piauí

Wilson Martins aparece na liderança com 22,69% das intenções de voto

03/08/2018 - Edivan Araujo


Ex-governador Wilson Martins lidera a disputa pelo Senado.
Foto: Reprodução Portal Meio Norte

O ex-governador Wilson Martins (PSB) lidera a disputa pelo Senado, que nas eleições deste ano tem duas vagas. Wilson tem 22,69% das intenções de voto estimuladas. Em seguida, empatados, tecnicamente por causa margem de erro, o cantor e compositor Frank Aguiar (PRB) e o senador e candidato à reeleição, Ciro Nogueira (Progressistas). Frank tem 14,95% das intenções de voto estimuladas para o Senado e Ciro Nogueira tem 13,81%.

O deputado estadual Doutor Pessoa (Solidariedade), que abandonou sua pré-candidatura ao Senado para disputar o Governo do Estado, tem 13,72% das intenções de voto para senador. Em quinto lugar , vem o deputado federal Marcelo Castro (MDB), com 10,20% das intenções de voto estimuladas para o Senado.

Em seguida aparece o deputado estadual Robert Rios Magalhães (DEM), com 7,04% das intenções de voto para o Senado. O deputado federal Júlio César Lima, do PSD, que também desistiu de sua pré-candidatura ao Senado, tem 5,72% para senador.

A senadora Regina Sousa (PT), que desistiu de ser candidata à reeleição para disputar a vice-governadora na chapa majoritária do governador Wellington Dias (PT), tem 5,45% das intenções de voto estimuladas para o Senado. Com 2,37% das intenções de voto estimuladas está o pré-candidato do PV ao Senado, Florentino Filho. O PV pretende , porém, apresentar como candidato ao Senado o mastologista Airton Santos.

O pré-candidato do PSL ao Senado, Antônio José Lira, tem 1,85% das intenções de voto, depois vem o professor universitário Paulo Henrique, pré-candidato da Rede a senador, com 1,58% das intenções de voto estimuladas e; em seguida vem o candidato do PSDC ao Senado, Joaquim Saraiva, com 1,32% das intenções de voto.

Empatados estão os pré-candidatos ao Senado, Elizeu Aguiar (PSL) e Marcus Vinícius (PTC), com 1,06% das intenções de voto para o Senado. O candidato do PSOL ao Senado, Jesus Rodrigues, pontua com 0,97% das intenções de voto estimuladas.

O pré-candidato do Avante ao Senado, Quem Quem, e o pré-candidato do PSC ao Senado, Gustavo Henrique, estão empatados com 0,70% das intenções de voto estimuladas e; Telsírio Alencar (Solidariedade), com 0,18% das intenções de voto estimuladas.

Os eleitores indecisos para o Senado somam 24,36% e os que intencionam nulos ou branco somam 12,40%.

Os dados são do resultado da pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, e realizada nos dias 20 a 23 de julho, com 1.137 eleitores, distribuídos em todas 15 microrregiões do Piauí, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e em 47 municípios (IBGE).

As microregiões são Baixo Parnaíba Piauiense (Batalha, Esperantina, Barras, Piripiri); Litoral Piauiense (Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, Demerval Lobão, Altos); Campo Maior (Alto Longá, Castelo do Piauí, Pedro II, Campo Maior); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, São Pedro do Piauí e Água Branca); Valença do Piauí (Inhuma, Elesbão Veloso e Valença ); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí, Bertonília, Landri Sales e Colônia do Gurgueia); Floriano (Guadalupe, Itaueira e Floriano); Alto Médio Gurgueia (Monte Alegre do Piauí e Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Caracol, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e Anísio de Abreu); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes e Corrente); Picos (Santa Cruz do Piauí, Ipiranga do Piauí, Oeiras e Picos); Pio IX (Monsenhor Hipólito e Pio IX) e; Alto Médio Canindé (Patos do Piauí, Massapê do Piauí, Isaías Coelho , Paulistana , Simões, Jaicós e São João do Piauí).

A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada com o número PI-02066/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 26 de julho de 2018.

O presidente do Instituto Amostragem esclarece a soma dos percentuais de voto para senador ultrapassam 100% porque um eleitor pode votar para mais de um candidato ao Senado.

Image title

Na espontânea, 85,49% estão indecisos

A pesquisa do Instituto Amostragem aponta que 85,49% dos eleitores não sabem espontaneamente para quem votar para o Senado. Os eleitores que manifestaram, espontaneamente, o interesse em votar nulo ou em branco somam 6,16%.

Os únicos nomes que obtiveram percentual acima de 1% foram o ex-governador Wilson Martins (PSB), com 2,37% das intenções de voto espontaneamente; Ciro Nogueira (Progressistas), com 1,76%; Doutor Pessoa (Solidariedade), com 1,32% e; Frank Aguiar (PRB), com 1,23%.

O deputado federal Marcelo Castro (MDB) tem 0,97% das intenções de voto espontâneas e; Regina Sousa (PT) e Robert Rios (DEM), empatam com 0,44%.

O deputado federal Júlio César Lima, do PSD, tem 0,35% das intenções de voto espontâneas para o Senado; o senador Elmano Férrer, tem 0,70% e; empatados, com 0,18% das intenções de voto espontâneas estão Joaquim Saraiva e Marcus Vinícius.

Também estão empatados , com 0,09% das intenções de voto espontâneas, Jesus Rodrigues, Paulo Henrique, Antônio José Lira e Florentino Filho.

O presidente do Instituto Amostragem, o estatístico João Batista Teles, afirmou que o voto espontâneo é o manifestado pelos eleitores sem estipulação dos nomes dos pré-candidatos pelos pesquisadores.

Image title

Fonte: Portal Meio Norte

Comentários
Não encontramos nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Politica: Veja também
Facebook
Copyright - © - 2011 - 2018 AgoraED. Todos os direitos reservados.
Endereço: Rua XX, Quadra 16 Casa 39
Bairro Belo Norte - Picos - Piauí
Telefone (89) 9 8101-8323
Email: agoraed@hotmail.com
Recação AgoraED "A informação acima de tudo".
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal.
Os demais não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.