Terça-Feira
25 / 09 / 2018

Politica

Rejane Dias vota a favor da flexibilização da frequência mínima escolar para alunos com deficiência

Projeto de lei sobre o tema foi aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

11/07/2018 - Edivan Araujo


Deputada Rejane Dias
Foto: Maurício Exenberger

Por Maurício Exenberger de Brasília

A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) votou a favor do Projeto de Lei Nº 7.682/17, aprovado nesta quarta-feira, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que flexibiliza a frequência mínima de 75% exigida na educação básica, nos níveis fundamental e médio, dos alunos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento (TGD). A matéria acrescenta § 3º ao art. 24 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Em pronunciamento na Comissão de Educação, a deputada Rejane Dias disse que a intenção do projeto é a melhor possível.  “A escola deverá levar em consideração quem está diretamente envolvido com o problema e a especificidade de cada deficiência a fim de encontrar a melhor saída em prol da inclusão”, afirmou.

Segundo a parlamentar, o projeto é positivo, pois os pais poderão conversar com a direção da escola sobre a flexibilização da frequência. “A escola deve levar em consideração que essas crianças adoecem com frequência e, dependendo da deficiência, precisam fazer uma quantidade enorme de tratamentos e terapias.” 

Esses estudantes, em face da realidade adversa que enfrentam, muitas vezes não encontram condições de cumprir a frequência exigida, o que redunda em reprovação e abandono escolar. Dessa forma, a flexibilização dessa exigência no caso específico permitirá que as escolas possam montar estratégias de promoção da aprendizagem dos estudantes com deficiência ou TGD.

Comentários
Não encontramos nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Politica: Veja também
Facebook
Copyright - © - 2011 - 2018 AgoraED. Todos os direitos reservados.
Endereço: Rua XX, Quadra 16 Casa 39
Bairro Belo Norte - Picos - Piauí
Telefone (89) 9 8101-8323
Email: agoraed@hotmail.com
Recação AgoraED "A informação acima de tudo".
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal.
Os demais não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.