Sexta-Feira
22 / 06 / 2018

Educacao

Escola Municipal Tia Celeste promove palestra com o médico Mastologista Dr. Lívio Portela

A palestra que foi voltada para as mães dos estudantes teve um comparecimento em massa, já que o público feminino é o maior interessado no assunto e o Dr. Lívio gentilmente atendeu ao convite para falar sobre o assunto.

12/06/2018 - Edivan Araujo


Imagem: Reprodução
Fotos: AgoraED

Com o objetivo de esclarecer e informar sobre o Câncer de Mama a Escola Municipal Tia Celeste de Picos promoveu na noite desta segunda-feira (11), uma palestra acerca do assunto onde teve como palestrante o dos maiores especialistas do Piauí, o médico Mastologista Dr. Lívio Portela que atendeu ao convite da diretora da referida unidade Ivete Rego.

A palestra que foi voltada para as mães dos estudantes teve um comparecimento em massa, já que o público feminino é o maior interessado no assunto e o Dr. Lívio gentilmente atendeu ao convite para falar sobre o assunto.

Segundo informou a diretora da escola Ivete Rego, esse tema já vinha sendo tratado há bastante tempo, e para isso, ocorreu todo um planejamento juntamente com os professores e funcionários da escola para que a palestra pudesse acontecer como de fato ocorreu por volta das 18H00.

Para o médico mastologista Dr. Lívio Portela, o câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O auto-exame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de auto-cuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.

Dr. Lívio Portela e Ivete Rego

Durante a palestra foram mostrados muitos exemplos de como tentar diagnosticar o Câncer de Mama principalmente nas mulheres, pois segundo o médico quanto mais cedo fizer o exame, melhor anda, já que hoje existe tratamento para essa doença e em alguns casos raros mais complicados, informou ele.

Segundo Dr. Lívio a pessoa após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos.

 Sintomas do câncer de mama

Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início. A partir do momento que começa a ser palpável, pode estar associado a um caroço na mama. Também pode ser representado por áreas de abaulamentos ou retrações de pele. Manchas ou alterações na pele da mama. Ainda pode estar ligado com saída de líquido do bico da mama, geralmente no caso do câncer estes líquidos são sanguinolentos ou semelhantes à cor da água de geladeira ao descongelarmos o congelador.

Ao contrário dos que muitos pensam, a dor mamária é um sintoma muito comum das mulheres, mas raramente está associada ao câncer de mama. A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais.

A diretora da escola aproveitou a oportunidade para agradecer as mães que saíram de suas casas para assistirem a palestra e ao mesmo tempo em agradeceu ao médico por ter aceitado o convite, e principalmente ao quadro de funcionários da Escola Tia Celeste.

 

 

Comentários
Não encontramos nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Educacao: Veja também
Facebook
Copyright - © - 2011 - 2018 AgoraED. Todos os direitos reservados.
Endereço: Rua XX, Quadra 16 Casa 39
Bairro Belo Norte - Picos - Piauí
Telefone (89) 9 8101-8323
Email: agoraed@hotmail.com
Recação AgoraED "A informação acima de tudo".
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal.
Os demais não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.