Terça-Feira
14 / 08 / 2018

Concursos

Quatro candidatos são detidos durante concurso da Polícia Civil por suspeita de fraude

De acordo com o delegado Luciano Alcântara todos os candidatos flagrados por tentativa de fraude foram conduzidos ao Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) onde serão autuados.

10/06/2018 - Edivan Araujo


Imagem:Reprodução
Foto: Cidadeverde

Quatro pessoas, entre elas um servidor público municipal de Recife, foram detidas durante a realização do Concurso da Polícia Civil do Piauí na manhã deste domingo (10), em Teresina. De acordo com o delegado Luciano Alcântara todos os candidatos flagrados por tentativa de fraude foram conduzidos ao Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) onde serão autuados.

"Em fiz a prisão de um candidato servidor público em uma escola do Bairro Cristo Rei e até o momento foram quatro pessoas conduzidas até o Greco. As autuações ainda estão ocorrendo mas pelo menos um já foi autuado por tentativa de fraude. Entre as demais autuações poderá ser detectada uma fraude consumada", explica o delegado.

O candidato de Recife trabalha na prefeitura do município e foi flagrado com duas provas, uma em cima da outra. "A fiscal foi acionada e foi verificado que ele estava com outro caderno de provas sob sua prova. As questões não eram as mesmas do concurso, mas eram muito parecidas, tratava-se de um simulado sobre o mesmo conteúdo. Ele negou que houvesse trazido o documento, mas ao ser conduzido para o Greco foi pego com uma cola guardada e acabou confessando que levou o caderno para o local de prova", descreveu o delegado.

O candidato foi autuado por tentativa de fraude mas não revelou se estaria ligado a alguma organização criminosa. Ele e outros três detidos encontram-se na sede da Greco e até a publicação desta matéria permanecem presos.  Outros candidatos foram eliminados por portarem pertences proibidos no local de provas mas foram somente retirados de sala e eliminados do certame. A prova encerrou as 13h30.

Avaliação positiva

O delegado geral de Polícia Civil, Riedel Batista fez uma avaliação positiva do certame e comemorou o sucesso da operação policial para combater fraudes no concurso. Um efetivo de 200 policiais foi colocado a disposição para acompanhar o processo seletivo.

"Foi uma prova extremamente positiva a gente nunca teve um concurso tão tranquilo
como esse.  O trabalho de inteligência e o trabalho de campo feito, tivemos acompanhamento de candidatos de outros estados e isso repercutiu muito na tranquilidade. Sem dúvidas foi um dos concursos mais tranquilos do Piauí", avaliou o delegado.

Prisões no sábado

Ainda durante o sábado (9), sete pessoas foram presas em Teresina, suspeitas de integrar uma associação criminosa especializada em fraudes a concursos públicos. A Operação Contenção, deflagrada pela Secretaria de Segurança, cumpriu ainda oito mandados de busca e apreensão. Segundo a SSP, esta mesma quadrilha atuou na fraude ao concurso público de Agente Penitenciário do Piauí realizado em 18 de setembro de 2016, que posteriormente culminou na anulação da prova. A operação acontece um dia antes do concurso de agente Polícia Civil, que será realizado neste domingo em Teresina.


Esta foi a primeira etapa classificatória do concurso que teve 21.356 inscritos aos cargos de delegado e agente de Polícia.   O cargo mais disputado é o de Delegado de Polícia Civil com uma concorrência ampla de 133,8 e 19,80 para pessoa com deficiência. O concurso também contempla vagas para o cargo de Perito cuja primeira etapa será aplicada dia 01 de julho. Para denuncias suspeitas de fraude a Delegacia Geral disponibiliza o número (86) 994626782 para envia de denúncias via Whattsapp.

 

Por Rayldo Pereira

Fonte: Cidadeverde 

Comentários
Não encontramos nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Concursos: Veja também
Facebook
Copyright - © - 2011 - 2018 AgoraED. Todos os direitos reservados.
Endereço: Rua XX, Quadra 16 Casa 39
Bairro Belo Norte - Picos - Piauí
Telefone (89) 9 8101-8323
Email: agoraed@hotmail.com
Recação AgoraED "A informação acima de tudo".
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal.
Os demais não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.