Domingo
27 / 05 / 2018

Cidades

Padre Walmir sanciona novo projeto da Cosip

O novo projeto da Cosip foi aprovado pela Câmara Municipal de Picos em duas sessões realizadas na noite de 12 de abril desse ano. No entanto, somente ontem, 10 de maio, é que o prefeito Padre Walmir (PT) sancionou a lei, cuja cópia foi publicada na edição

12/05/2018 - Edivan Araujo


Prefeito de Picos sanciona novo projeto de iluminação pública.
Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), demorou um mês para sancionar o novo projeto que dispõe sobre a Contribuição para o custeio dos serviços de iluminação pública (Cosip). Por causa do atraso os consumidores picoenses ainda vão pagar esse mês de maio uma taxa com aumento de mais de 100% em relação ao tributo anterior. No total, já se vão seis meses com esse valor considerado exorbitante.

O novo projeto da Cosip foi aprovado pela Câmara Municipal de Picos em duas sessões realizadas na noite de 12 de abril desse ano. No entanto, somente ontem, 10 de maio, é que o prefeito Padre Walmir (PT) sancionou a lei, cuja cópia foi publicada na edição desta sexta-feira, 11, no Diário Oficial dos Municípios.           

O coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip), Rômulo Costa, informou ao GP1 que na próxima segunda-feira, 14, ele vai a Teresina levando toda a documentação referente ao novo projeto para a Eletrobràs Distribuição Piauí. Segundo ele, uns três dias depois é que a empresa implantará a tabela atual de cobrança da Cosip.

Enquanto não acontece essa transição, as faturas referentes ao consumo do mês de maio de 2018 ainda virão com a taxa de iluminação pública anterior, cujo valor foi majorado em mais de 100% com autorização da Câmara Municipal de Picos. O projeto foi aprovado em duas votações e por unanimidade, no dia 9 de novembro do ano passado e gerou bastante polêmica. Tanto a bancada da situação como da oposição votaram a favor da matéria.           

Já o novo projeto da Cosip, aprovado em duas votações no dia 12 de abril, reduz em cerca de 25% o valor atualmente cobrado pela Cosip e isenta da taxa as famílias que consomem entre zero e 100 quilowatts de energia por mês. Também foram isentos os consumidores das classes comercial e industrial que consumirem até 30 quilowatts, os órgãos da administração direta e indireta do município e a Câmara Municipal de Picos e os consumidores rurais estabelecidos pela Concessionária de Energia Elétrica.

 

Jornal de Picos

Comentários
Não encontramos nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Cidades: Veja também
Facebook
Copyright - © - 2011 - 2018 AgoraED. Todos os direitos reservados.
Endereço: Rua XX, Quadra 16 Casa 39
Bairro Belo Norte - Picos - Piauí
Telefone (89) 9 8101-8323
Email: agoraed@hotmail.com
Recação AgoraED "A informação acima de tudo".
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal.
Os demais não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.