Sexta-Feira
17 / 08 / 2018

Geral

Silvio Mendes garante que tem vacinas e faz pedido a população

O presidente da FMS ressaltou que o Brasil conseguiu vacinas para a população de risco que, no caso, são as pessoas “mais suscetíveis”. 

10/05/2018 - Edivan Araujo


Silvio Mendes em entrevista ao Notícia da Manhã
(foto: Carlienne Carpaso) 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Silvio Mendes, em entrevista nesta quinta-feira (10), garantiu que ninguém ficará sem vacinas em Teresina e fez um pedido a população.  “Não se zangue, não brigue, ninguém vai ficar sem vacinas”, disse o presidente em entrevista ao Notícia da Manhã, da TV Cidade Verde. Em Teresina, um caso de morte por H1N1 já foi confirmada. 

“O país conseguiu vacinas para vacinar a população de risco, o ‘mais suscetível’, para que a gente possa proteger quem precisa ser protegido. Os dados de Teresina são, arredondando: nós vamos receber 193 mil doses da vacina, já recebemos entorno de 120 mil doses, que são distribuídas em 100 salas de vacinação, durante o ano inteiro. 

“Por que eu peço a compreensão de quem chegar em uma unidade e não ter a vacinação? Porque tem vacina para toda essa população de risco, não vai faltar. Isso a gente garante. Não precisa zangar, se a pessoa chegar lá em um momento qualquer, e por qualquer razão a pessoa responsável em aplicar a vacina não estiver ou porque faltou vacina naquele momento, procure outro (posto). É fácil resolver desde que seja dentro do critério da população de risco”, disse Silvio Mendes.

O presidente da FMS ressaltou que o Brasil conseguiu vacinas para a população de risco que, no caso, são as pessoas “mais suscetíveis”. 

Arredondando os dados, Silvio Mendes destacou que Teresina deve receber cerca de 193 mil doses da vacina. Desse total, 120 já chegaram e foram distribuídas nas mais de 100 salas de vacinação.  O montante é para chegar durante todo o ano.  Veja os postos e os turnos de atendimento que pode encontrar a vacina.


Silvio Mendes em entrevista ao Notícia da Manhã (foto: Carlienne Carpaso) 

Veja qual é o público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS:

  • pessoas a partir de 60 anos
  • crianças de seis meses a cinco anos
  • trabalhadores da área de saúde
  • professores das redes pública e privada
  • mulheres gestantes e puérperas
  • indígenas
  • pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
  • profissionais do sistema prisional
  • portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza

A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
O Ministério da Saúde confirmou também que o Dia D será no próximo dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

Gripe e Prevenção 

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz. 

“Além da vacina, a principal forma de prevenção é lavar as mãos até os cotovelos com água e sabão”, explica Amariles Borba. Outras medidas são cuidados simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

Por Carlienne Carpaso

Cidadeverde

Comentários
Não encontramos nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Geral: Veja também
Facebook
Copyright - © - 2011 - 2018 AgoraED. Todos os direitos reservados.
Endereço: Rua XX, Quadra 16 Casa 39
Bairro Belo Norte - Picos - Piauí
Telefone (89) 9 8101-8323
Email: agoraed@hotmail.com
Recação AgoraED "A informação acima de tudo".
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal.
Os demais não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.